A verdade no brasil

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

"O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim"

O título te faz lembrar de alguma coisa? Isso mesmo, o lema da bandeira do Brasil: "Ordem e Progresso" que, sem dúvidas, tem influência do positivista Auguste-Comte.

A historinha é engraçada, alguns rapazes latino-americanos sem dinheiro no banco foram estudar na França e vieram de lá cheios de idéias positivistas, alguns foram alunos de Auguste Comte.
No Brasil, a doutrina positivista teve a sua fase científica (1850) e a religiosa (1881). Mas e daí?


E daí que a doutrina confessional católica era a única forma de reflexão intelectual no país. Com o positivismo, as idéias de Comte começam a vir à tona e permeiam também o naturalismo e o evolucionismo. Para ele, a sociologia era uma "física social" e a ciência, a investigação poderiam evitar ou prever uma crise.  Na busca de uma fraternidade e de uma convivência comum, deve-se juntar teoria e experiência com base no conhecimento empírico, nas ações repetidas dos fenômenos e nas suas previsibilidades científicas para o progresso tecnológico. Em outras palavras, a ciência seria uma investigação da realidade física e o "positivo" é o objeto e resultado dessa investigação do conhecimento.

Em 1870,  no Brasil, surgem duas facções intelectuais: a dos ortodoxos (civis seguidores da Igreja Ortodoxa)  e a dos dissidentes (civis seguidores da Igreja Positivista). Mas foram os militares seguidores de Benjamin Constant que se destacaram na defesa e organização formal da República brasileira. 

Em 1881 foi fundada a Igreja Positivista do Brasil por Miguel Mendes tendo como sede o Templo da Humanidade no Rio de Janeiro. A cidade do RJ tem como símbolo o Pão de Açúcar, que não é um pão enorme de açúcar e nem o supermercado, é considerada a capital mundial do Positivismo.

Igreja Positivista do Brasil

Hoje em dia, ela está em ótimas condições: infiltração, goteira, cadeira e telhado quebrados (caiu num temporal em Abril desse ano) . Mas lá ainda tem milhares de livros, obras raras e é triste dizer que esse foi o 1° prédio com eletricidade no RJ. Conservado, hein?


Igreja Positivista do Brasil depois de uma má conservação e de um forte temporal.


 E sabem da melhor? O protótipo da bandeira nacional do Brasil estava lá, sem nenhuma segurança. A bandeira pintada por Décio Vilares sob a orientação de Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, criada em 19 de Novembro de 1889 foi roubada, claro! De quebra, o ladrão ainda levou mais seis quadros. Ele só precisou desparafusar a tampa de vidro da moldura e retirar a tela.


Talvez esse ladrão se baseie na ciência na filosofia para buscar um progresso moral, intelectual e material através da liberdade, por isso quis se apossar do protótipo da bandeira.

Enfim, o Positivismo tem uma relação direta com o regime republicano do Brasil, no séc. XIX. O dia 15 Novembro é considerado o ápice do positivismo, graças aos seus adeptos que assumiram grandes cargos, como Benjamin Constant que chegou a ser ministro de Guerra. Dentre as influências do positivismo na organização formal da República brasileira, destacam-se:
  • O lema "Ordem e Progresso" da bandeira nacional brasileira;
  • A separação da Igreja e do Estado;
  • O decreto dos feriados (mas não os prolongados, o brasileiro que é folgado e se aproveitou da situação... Hahaha );
  • O estabelecimento do casamento civil e o exercício da liberdade religiosa e profissional;
  • O fim do anonimato na imprensa;
  • A revogação das medidas anti-clericais;
  • A reforma na educação proposta por Benjamin Constant. (o ensino deveria ser destinado aos pobres, mas no Brasil era impossível porque o nível de instrução do proletariado nacional era baixíssimo, por isso as idéias positivistas circulavam apenas nas escolas militares)
O pensamento positivista influenciou na formação intelectual dos militares e até mesmo nas rebeliões tenentistas da década de 20. Ao aportar na terrinha dos gaúchos, ele influenciou na organização estatal do governo de Vargas e no projeto de desenvolvimento nacionalista burguês. Aaaai, veio o miserável ano de 64 que tomou o poder alegando que havia um desvirtuamento moral do período janguista. A ordem e o progresso que deveriam andar de mãos dadas tiveram o relacionamento rompido e desde então:

Positivismo
Composição: Noel Rosa / Orestes Barbosa
A verdade, meu amor, mora num poço
É Pilatos lá na Bíblia quem nos diz
E também faleceu por seu pescoço
O autor da guilhotina de Paris

Vai, orgulhosa, querida
Mas aceita esta lição:
No câmbio incerto da vida
A libra sempre é o coração

O amor vem por princípio, a ordem por base
O progresso é que deve vir por fim
Desprezastes esta lei de Augusto Comte
E fostes ser feliz longe de mim...

Nenhum comentário:

Postar um comentário