A verdade no brasil

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

POLITICOS EVANGELICOS: PELA IGREJA OU PELO DINHEIRO?


Igreja ou Dinheiro? Eis a questão!
O que você acha de pessoas que usam a sua imagem de evangélico (crente) para se eleger em campanhas políticas e que muitas vezes acabam ganhando?
Simplesmente um absurdo, imagine se católicos, espíritas, budistas, etc. resolvessem criar partidos políticos, voltaríamos aos tempos em que a religião era o centro do poder de uma nação. Devemos dizer que se a pessoa não tem capacidade de ganhar a eleição por seu próprio esforço, logo, ela não terá voz ativa ao cargo que lhe foi eleito.
O pior é que mesmo sabendo que há pessoas que não tem religião o candidato ainda saúda “A paz do SENHOR, irmão”. Nossa! Que ridículo!
Além de fazer parte de uma Igreja Evangélica, eu não votarei em nenhum político que usa sua religião como forma de alcançar um cargo político.
A igreja não necessita de dinheiro público para crescer, se dependesse disso não haveria milhares de Igrejas de vários nomes e crenças com construções grandiosas.

Então GRITO aqui:

- POLÍTICA NÃO DEVE SE MISTURAR COM RELIGIÃO E PEÇO AOS MEUS LEITORES QUE NÃO VOTEM EM POLITICOS QUE USAM SUA RELIGIÃO PARA GANHAR SEU VOTO. NÃO DEVEMOS VOTAR EM CANDITATOS QUE NÃO PENSEM NA POPULAÇÃO COMO UM TODO, MAS SIM APENAS NUMA PEQUENA MASSA OU ATÉ EM BENEFICIO PRÓPRIO.

Ainda existe um partido que não tem criatividade e fez uma modificação na bandeira brasileira. 



A Lei n° 5700/71 que dispõe sobre a forma e apresentação dos símbolos nacionais dispõe no artigo 31 como manifestações de desrespeito à bandeira nacional, apresentá-la em mau estado de conservação, mudar-lhe as características, usá-la como roupagem ou revestimento e reproduzi-la em invólucros de produtos. A violação a qualquer destas disposições sujeita o infrator à multa de uma a quatro vezes o valor do salário mínimo, passível de conversão em pena de detenção.

O Decreto-Lei n° 898/69 que dispunha sobre a segurança nacional, estabelecia no artigo 44 pena de detenção de 2 a 4 anos a quem destruísse ou ultrajasse a bandeira e outros símbolos nacionais. Revogado pela Lei n° 6620/78, esta no artigo 18 reduziu a pena de detenção para 6 meses a 1 ano. A Lei n° 7170/83 atualmente em vigor, revogou a anterior e silenciou sobre tal prática. Assim, não se tem nos dias atuais tipificação de crime ou infração a quem ultraje a bandeira nacional ou a destrua. Mas mudar-lhe as características, usá-la como roupagem ou revestimento e reproduzi-la em invólucros de produtos, ainda é crime.

Diante disto, o que resta é tão somente o sentimento de patriotismo que deve ser estimulado como elemento formador da educação cívica a todo brasileiro. Lamento, todavia, que partem de autoridades públicas que devem dar o bom exemplo, comportamentos reprováveis dessa natureza. Mas, se não há punibilidade legal para o ultraje à bandeira nacional, há felizmente a sanção moral, que condena de certo mais fortemente, porque penetra como fogo na consciência para nela queimando permanecer.                                             
(Fonte: Paraíba online)

Vamos às obrigações principais da Igreja Evangélica e do Estado:

*Igreja Evangélica: Visa ajudar aos fiéis a seguirem as palavras ditas em seu livro sagrado (Bíblia) para chegarem ao céu e ver seu Deus, bem como trazer paz espiritual, evangelizar todos os povos e ganhar mais adeptos.

- As igrejas cristãs, evangélicas principalmente, visam mais a questão espiritual. Porque quando você está bem com Deus, você ora, você tem um estado de espírito tranqüilo e isto vai dar condições de você encontrar caminhos que vêm solucionar a sua questão física [...]. A Bíblia diz claramente que a questão espiritual é o fundamental na vida do ser humano [...].
(Pr. 1).

*Estado: Artigo 1º - A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade para garantir o atendimento às necessidades básicas.

Fonte: BRASIL. Lei Orgânica da Assistência Social, nº 8.742 de 7 de dezembro de 1993. Brasília: Senado Federal, 1993.

Diante disso, sabemos que cada um tem sua obrigação, por isso pastores e “irmãos” deveriam resolver problemas espirituais de seus fiéis. Graças aos fiéis à Igreja não precisa de ajuda monetária do Estado. Eles doam ofertas e dízimos que servem para manter a Igreja e seus membros que, eventualmente, estejam fora de seu Estado ou seu país de origem para doutrinar outras pessoas e buscar novos adeptos. Não há necessidade da intervenção do Estado para resolver problemas da Igreja Evangélica. Por isso, em minha opinião, os políticos evangélicos estão na política para ter estabilidade financeira.



O Estado é responsável pela desigualdade social é dever dele dividir o dinheiro entre as demais cidades e municípios de forma igual e justa, acabando assim com a miséria no Estado e melhorando o país como um todo.

POLITICA É POLITICA, RELIGIÃO É RELIGIÃO!



Moisés Brilhante

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

"O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim"

O título te faz lembrar de alguma coisa? Isso mesmo, o lema da bandeira do Brasil: "Ordem e Progresso" que, sem dúvidas, tem influência do positivista Auguste-Comte.

A historinha é engraçada, alguns rapazes latino-americanos sem dinheiro no banco foram estudar na França e vieram de lá cheios de idéias positivistas, alguns foram alunos de Auguste Comte.
No Brasil, a doutrina positivista teve a sua fase científica (1850) e a religiosa (1881). Mas e daí?


E daí que a doutrina confessional católica era a única forma de reflexão intelectual no país. Com o positivismo, as idéias de Comte começam a vir à tona e permeiam também o naturalismo e o evolucionismo. Para ele, a sociologia era uma "física social" e a ciência, a investigação poderiam evitar ou prever uma crise.  Na busca de uma fraternidade e de uma convivência comum, deve-se juntar teoria e experiência com base no conhecimento empírico, nas ações repetidas dos fenômenos e nas suas previsibilidades científicas para o progresso tecnológico. Em outras palavras, a ciência seria uma investigação da realidade física e o "positivo" é o objeto e resultado dessa investigação do conhecimento.

Em 1870,  no Brasil, surgem duas facções intelectuais: a dos ortodoxos (civis seguidores da Igreja Ortodoxa)  e a dos dissidentes (civis seguidores da Igreja Positivista). Mas foram os militares seguidores de Benjamin Constant que se destacaram na defesa e organização formal da República brasileira. 

Em 1881 foi fundada a Igreja Positivista do Brasil por Miguel Mendes tendo como sede o Templo da Humanidade no Rio de Janeiro. A cidade do RJ tem como símbolo o Pão de Açúcar, que não é um pão enorme de açúcar e nem o supermercado, é considerada a capital mundial do Positivismo.

Igreja Positivista do Brasil

Hoje em dia, ela está em ótimas condições: infiltração, goteira, cadeira e telhado quebrados (caiu num temporal em Abril desse ano) . Mas lá ainda tem milhares de livros, obras raras e é triste dizer que esse foi o 1° prédio com eletricidade no RJ. Conservado, hein?


Igreja Positivista do Brasil depois de uma má conservação e de um forte temporal.


 E sabem da melhor? O protótipo da bandeira nacional do Brasil estava lá, sem nenhuma segurança. A bandeira pintada por Décio Vilares sob a orientação de Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, criada em 19 de Novembro de 1889 foi roubada, claro! De quebra, o ladrão ainda levou mais seis quadros. Ele só precisou desparafusar a tampa de vidro da moldura e retirar a tela.


Talvez esse ladrão se baseie na ciência na filosofia para buscar um progresso moral, intelectual e material através da liberdade, por isso quis se apossar do protótipo da bandeira.

Enfim, o Positivismo tem uma relação direta com o regime republicano do Brasil, no séc. XIX. O dia 15 Novembro é considerado o ápice do positivismo, graças aos seus adeptos que assumiram grandes cargos, como Benjamin Constant que chegou a ser ministro de Guerra. Dentre as influências do positivismo na organização formal da República brasileira, destacam-se:
  • O lema "Ordem e Progresso" da bandeira nacional brasileira;
  • A separação da Igreja e do Estado;
  • O decreto dos feriados (mas não os prolongados, o brasileiro que é folgado e se aproveitou da situação... Hahaha );
  • O estabelecimento do casamento civil e o exercício da liberdade religiosa e profissional;
  • O fim do anonimato na imprensa;
  • A revogação das medidas anti-clericais;
  • A reforma na educação proposta por Benjamin Constant. (o ensino deveria ser destinado aos pobres, mas no Brasil era impossível porque o nível de instrução do proletariado nacional era baixíssimo, por isso as idéias positivistas circulavam apenas nas escolas militares)
O pensamento positivista influenciou na formação intelectual dos militares e até mesmo nas rebeliões tenentistas da década de 20. Ao aportar na terrinha dos gaúchos, ele influenciou na organização estatal do governo de Vargas e no projeto de desenvolvimento nacionalista burguês. Aaaai, veio o miserável ano de 64 que tomou o poder alegando que havia um desvirtuamento moral do período janguista. A ordem e o progresso que deveriam andar de mãos dadas tiveram o relacionamento rompido e desde então:

Positivismo
Composição: Noel Rosa / Orestes Barbosa
A verdade, meu amor, mora num poço
É Pilatos lá na Bíblia quem nos diz
E também faleceu por seu pescoço
O autor da guilhotina de Paris

Vai, orgulhosa, querida
Mas aceita esta lição:
No câmbio incerto da vida
A libra sempre é o coração

O amor vem por princípio, a ordem por base
O progresso é que deve vir por fim
Desprezastes esta lei de Augusto Comte
E fostes ser feliz longe de mim...